A HBO Max acaba de anunciar a estreia de “Rompendo Silêncio“, série documental brasileira sobre a cultura da violência nas universidades brasileiras manifestada de diferentes formas. A partir de 7 de setembro, os episódios semanais serão lançados exclusivamente na HBO Max e na HBO.
Baseada em pesquisas com dados alarmantes sobre a violência nas instituições, a série mostra histórias de personagens que sofreram abusos e a análise de especialistas sobre esta violência. Além de contextualizar os tipos de abuso, conectando a narrativa pessoal com a situação nacional. São cinco episódios de 60 minutos cada, sobre trotes, violência sexual, assédio sexual, violência moral e psicológica e discriminação.
O ponto de partida de cada episódio é feito por meio de histórias individuais. Os protagonistas falam de seus dramas a partir de uma entrevista longa e aprofundada. Em um deles, é apresentada a trajetória da escritora, colunista e apresentadora Stephanie Ribeiro, que estudou Arquitetura e Urbanismo na PUC – Campinas, sendo a única mulher, negra e bolsista entre 200 alunos e que passou por perseguições e ofensas racistas dentro da universidade.
A série conta com a participação de especialistas, como a cientista política Djamila Ribeiro; o psicólogo e professor da UFSCar Antônio Zuin; a promotora de Justiça Silvia Chakian; o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro; a professora e co-fundadora da Rede Não Cala USP Ana Flávia d’Oliveira; e do ex-ministro da educação José Goldemberg.
Autor do Post:
Ludmilla Maia
administrator
25 anos. Criadora e uma das fundadoras da Tribernna, escrevo pra internet desde 2016. Amo podcast como amo cultura asiática e heróis. Nas horas vagas, concurseira e bacharel em direito.
Um dia eu te conto o que significa o nome “Tribernna”.