CRÍTICA | ‘True Beauty’ , uma história de descoberta do amor próprio

Siga e Compartilhe:

O drama da tvN que dividiu a dramaland entre Team Suho e Team Seojun chegou ao fim ontem (4) com direito a lágrimas, sorrisos e muitos momentos que fazem qualquer fangirl/fanboy surtar.

Contando com o elenco dos sonhos, Moon Ga Young, Hwang In Yeop e Cha Eunwoo protagonizaram cenas que mexeram com meu emocional a todo momento. Quanto a atuação dos três protagonistas não há o que reclamar, quando foi exigido momentos leves de comédia, eles entregaram a naturalidade de um vínculo de amizade de anos, e nos convencem disso, quando o assunto era drama, foi impossível não chorar com as cenas emotivas, doloridas e tristes. Sem contar com a química entre os três, de maneira bem distinta, seus relacionamentos foram expostos de modo tão crível que essa era a razão pela tamanha emoção e conexão que o espectador tem com os personagens.

Ressalto que as atuações, principalmente de Hwang In Yeop e Cha Eunwoo foram excepcionais. Em momentos dramáticos, os atores conseguiram emitir toda emoção necessária, com atuações dignas de toda premiação coreana pertinente.

True Beauty conta a história de Lim Ju Kyung (Moon Ga Young), uma aluna do ensino médio que sofre bullying por conta de sua aparência desde bebê. Crescendo com a auto estima fragilizada, a aluna encontra uma segunda chance para ser mais segura quando aprende a se maquiar. Em um novo colégio Ju Kyung não aprende somente a disfarçar suas “imperfeições”, ela aprende a aceitá-las e amá-las.

A história por si só é muito clichê e previsível, e não é porque ela é baseada numa webtoon que todo mundo saberia o que ia acontecer (até porque o drama tomou um rumo totalmente diferente), mas foi porque a história em si traz consigo elementos já conhecidos e que sempre funcionam. Ela ser clichê e previsível não é um defeito, isso faz dela um drama gostoso de se acompanhar, algo mais leve e seguro. 

READ  MÚSICA | Confira as atrações do Rockfest, festival que irá acontecer em São Paulo

Os personagens foram construídos de forma que era impossível não gostar deles. Não digo somente dos protagonistas, já que Ju Kyung era a nerd amante de quadrinhos mais engraçada e vergonha alheia que já vi, mas digo também dos secundários, amigos do SeoJun contribuíram para cenas hilárias, o casal mais apaixonado da turma trazia à tona todo ardor da adolescência, aquela paixão chiclete. Por fim, é impossível você não se sentir como se fizesse parte do grupo de amigos. (sem contar a família dela que gera um sentimento de amor – ódio a todo momento)

Ainda que grande parte das pessoas que acompanharam (que eu vi) tenham focado na briga dos shipps; “com quem Ju Kyung iria ficar? Suho ou Seojun?”; O drama vai além disso, muito além de casais, shipps e dramas adolescentes. 

Como o próprio título dessa crítica já diz, esse drama é sobre a descoberta do amor próprio. Nós acompanhamos em True Beauty a história de evolução de Ju Kyung, como ela aprendeu a lidar com a sua originalidade, como ela descobriu ser uma mulher que ama a arte de se maquiar, não para se esconder e sim pelo prazer da arte. Os amores que a rodearam serviram como seu suporte, o suporte de sua caminhada longa e árdua que ela não poderia fazer sozinha. Durante essa caminhada, ela conhece pessoas que também se escondiam atrás de suas próprias maquiagens. Ela descobriu que não estava sozinha, e nem deveria estar. True Beauty é sobre isso, sobre aceitação, a importância de uma rede de amor e apoio e principalmente a confiança de ser quem você é.

Poréeeeem, eu não poderia deixar de falar do lado romance do k-drama né? Afinal, ainda que tenha uma história bem bonita por trás, ele é um drama colegial e com certeza ele também iria fazer a gente sofrer por amores e desentendimentos.  

READ  EMMY 2019 | Confira os grandes vencedores da noite

Por mais controverso que isso pode parecer, senti que o romance era o alívio da história, ainda que tenha trago diversas cenas que nos fizeram chorar, ele era a parte que o espectador conseguia dar uma respirada, após cenas fortes de bullying e violência.

Zona de Spoiler

Primeiramente, queria deixar claro uma coisa: em True Beauty não há triângulo amoroso. Não há. A cena final deixa bem claro isso, Ju Kyung estava destinada para viver com Suho, desde crianças, eles encontraram um no outro o porto seguro que precisavam. O coração dela sempre foi dele e não havia mais espaço para ninguém. O que deixa Seojun sofrendo por um amor unilateral. 

Ainda que tenha sido extremamente doloroso de assistir a dor e o sofrimento de Seojun, o seu final foi condizente e coerente com o enredo proposto. Não faria sentido que Ju Kyung terminasse com ele, muito menos se ele aparecesse ter a superado 100%. Alguém que viveu um amor reprimido por 3 anos não vai esquecer em 3 semanas.

Enquanto Ju Kyung e Suho encontraram a felicidade nos braços um do outro, Seojun encontrou a sua na música. O seu final foi repleto de realização e conquista. Além disso, seu coração estava em paz (mesmo que ainda dolorido), havia superado a morte do seu amigo, estava em sincronia com Suho novamente e podia seguir em busca de seus sonhos sendo um idol. Tudo acabou se encaixando, como deveria ser.

Entendo que foi doloroso assisti-lo daquela forma, ainda mais quando nos apegamos fortemente ao personagem, porém a vida nem sempre é feita de Ju Kyung & Suho. Além do mais, a vida não é feita somente para a realização no amor, Seojun é a prova de que a realização também vem através da conquista de seus sonhos e a evolução pessoal, sentimental e mental, junto com o amadurecimento.

READ  RESENHA | Amor(es) Verdadeiro(s) é uma das melhores obras de Taylor Jenkins Reid

Fim dos Spoilers

Além da criação de personagens extremamente cativantes, o desenvolvimento deles foi excepcional. É possível notar a diferença dos personagens do começo da história e do final. Foi linear e constante, toda história entre seus altos e baixos. Ao fim, todos se tornaram versões melhores de si mesmos. 

Não poderia terminar esta (longa) crítica sem pontuar a química do casal conto de fadas, Ju Kyung e Suho protagonizam cenas que fazem coração da gente errar as batidas, e por mais que tenhamos uma quedona por SeoJun e seu jeito bad boy, é inevitável se apaixonar pelo jeito carinhoso, cuidadoso e amoroso de Suho. 

True Beauty foi uma deliciosa descoberta para o meu final de 2020 e começo de 2021. Acompanhar semanalmente foi uma tarefa nada fácil, já que sempre ansiava por mais. Assumo que sentirei saudade de vê-los toda quarta e quinta, mas acabo com coração feliz e “quentinho”, por ter visto uma história ser encerrada com tanto amor e carinho. 

Você pode assistir os 16 episódios no DramaFanSubs. 

Nota: 4,7/5

Autor do Post:

Ludmilla Maia

25 anos. Criadora e uma das fundadoras da Tribernna, escrevo pra internet desde 2016. Amo podcast como amo cultura asiática e heróis. Nas horas vagas, concurseira e bacharel em direito.

Um dia eu te conto o que significa o nome “Tribernna”.

Rate article
Tribernna