CRÍTICA | Memórias de Alhambra é único em sua história e fotografia

CR'ITICA | Mem'orias de Alhambra 'e 'unico em sua hist'oria e fotografia image 0 3T INDICA
Siga e Compartilhe:

O drama sul-coreano estreou em 1º de dezembro de 2018, dirigido por Ahn Gil-Ho e contando no elenco principal com Hyun Bin, Park Shin-Hye e Park Chan-Yeol, foi distribuindo internacionalmente pela Netflix transmitindo os episódios semanalmente.  A série teve 16 episódios no total, sendo cada um com a duração de 70 minutos.

Memórias de Alhambra é um melodrama de fantasia que traz a história de Yoo Jin Woo (Hyun Bin), um CEO de uma grande empresa de investimentos da Coreia, e a sua ida a Espanha a procura do criador de um jogo de realidade aumentada. Ao chegar em Granada, o jovem empresário se hospeda na pousada de  Jung Hee Joo (Park Shin-Hye) a pedido do criador do jogo Jung Se Joo (Park Chan-Yeol). No entanto ao entrar em contato com o jogo em questão, o empresário Woo além de se encantar pelo qualidade do produto que estava em suas mãos e deixa-lo mais rico, ele havia descoberto também o quão perigoso poderia ser aquele jogo.

A primeira coisa que chama atenção no dorama é a ambientação, o local onde foi escolhido para realizar as filmagens em Granada. A fotografia da série e o local onde se passa a história é de uma qualidade primorosa, nos permitindo realizar uma imersão completa na história e até mesmo no jogo (que passa ser uma história dentro da história). O que soma a isso é a produção da série, a sua edição e a montagem. Todo o conjunto faz com que a obra só eleve a sua qualidade.

Outro ponto fortíssimo é o elenco, não só o principal mas como o secundário também. Os personagens principais detém de um carisma e talento que os destacam, cumprindo exatamente o seu papel dentro do enredo proposto. Vale mencionar a atriz mirim de apenas 13 anos, Lee Ree, que serviu de alivio cômico para a trama. A atriz mesmo com pouca idade se mostrou extremamente competente e roubava toda cena que participava.

A história mistura o romance, o suspense e a ficção futurista. Ao mesmo tempo que a trama traz o romance dos protagonistas, isso não o torna objeto principal do enredo.  O foco da série é o desenvolvimento do mistério por trás do jogo. A medida que a história avança, o jogo de realidade virtual mostra ser perigoso quando acontece a primeira morte real, como se não bastasse matar na vida real o jogo traz os mortos de volta a vida caçando aqueles que o mataram, tornando uma experiência de caçada de vida ou morte, com direito a espadas e armas de fogo.

READ  MÚSICA | Confira as atrações do Rockfest, festival que irá acontecer em São Paulo

Durante todo o dorama você acompanha o CEO Woo tentando sobreviver aos ataques do jogo, e assim descobrindo mais da mecânica e da história por trás dele. Ao mesmo tempo há o mistério do sumiço do criador do jogo. O paradeiro e as explicações da funcionalidade do jogo se tornam a prioridade para o empresário, que acaba ficando obcecado.  Essa obsessão é passada para o espectador em forma de desespero, solidão e determinação. O protagonista, que era um homem poderoso cercado de amigos e subordinados, acaba se encontrando sozinho em um determinado ponto de sua história. O jogo que ele achou que mudaria a sua vida para melhor acaba obtendo o efeito ao contrário.

Por mais que a história tenha sido promissora desde do seu começo, o final não agradou. O dorama desde do começo propôs a ideia do jogo e a desenvolveu perfeitamente, mostrando suas atenuantes e suas vertentes, porém no fim deixou inúmeras pontas soltas. Acaba se tornando desapontador. A série não tem nenhuma expectativa de ter uma 2ª temporada, fazendo assim o final pior ainda.

O enrendo em vez de fechar a história principal, se preocupa em fechar as histórias secundárias e dar um final de novela para aqueles que sofreram durante a trama. O criador do jogo, uma das peças mais importantes para o entendimento da história, é deixado de lado e não há a minima preocupação de dar a devida importância ao seu personagem, nem menos um desfecho e uma explicação para a sua história.

Se olharmos a obra como um todo, podemos chegar a conclusão que ela se destaca no meio dos doramas lançados no mesmo ano. O drama tinha todo o potencial de ser um dos melhores do gênero e se destacar de todas as formas, no entanto o seu desfecho tira essa oportunidade. No entanto, se olharmos a obra como um todo, há muito o que se aproveitar, a história, a montagem, a fotografia, as atuações são alguns pontos extremamente positivos que se deve levar em conta.

READ  MÚSICA | “Sunshine”, single de Liam Payne, fará parte da trilha sonora principal da animação “Ron Bugado”

Doramas tendem a ter um público restrito devido ao preconceito do ocidente, mas esse desfaz todo estereótipo montado na cabeça de alguém que nunca consumiu tal conteúdo, além de agradar por ter diversos gêneros dentro de uma mesma história (ação, fantasia e romance). É uma ótima pedida para quem quer começar a assistir este tipo de entretenimento.

Todos os episódios de Memórias de Alhambra estão disponíveis no catálogo da Netflix.

Autor do Post:

Ludmilla Maia

25 anos. Criadora e uma das fundadoras da Tribernna, escrevo pra internet desde 2016. Amo podcast como amo cultura asiática e heróis. Nas horas vagas, concurseira e bacharel em direito.

Um dia eu te conto o que significa o nome “Tribernna”.

Rate article
Tribernna